O nome Broncos veio depois, escolhido para homenagear o renomado time da liga esportiva profissional de Futebol Americano dos Estados Unidos – NFL Denver Broncos

Treino do time Manaus Broncos no Conjunto Duque de Caxias
Para conhecer um pouco mais sobre este esporte e o time, vamos partir da história do Manaus Broncos, que é uma Associação Esportiva com quatro anos de existência e muitos prêmios pelas costas, que tomou como inspiração o extinto time americano Mustang. O nome Broncos veio depois, escolhido para homenagear o renomado time da liga esportiva profissional de Futebol Americano dos Estados Unidos – NFL Denver Broncos.
Manaus Broncos possui atualmente três modalidades: futebol americano, nas categorias desenvolvimento e principal, basquete nas categorias sub-19 e adultos e flagfootball feminino. Com o intuito de difundir o time pelo estado do Amazonas, o Broncos não mede esforços na busca de conhecimento técnico e suporte multidisciplinar, para proporcionar a seus atletas, um melhor desempenho em campo. Sem esquecer do lado social e humanitário, com projetos de ação social à comunidade.
Atualmente, o time Manaus Broncos, busca a organização e o pleno desenvolvimento de todas as suas modalidades, possuindo a segunda maior torcida no Estado, o único a ter atletas convidados a atuar na Europa e em times de primeira divisão do país, o time contém títulos estaduais e regionais.
Quem falou um pouco mais sobre campeonatos e títulos do time, foi o atual Head Coach, que significa treinador em inglês, Paulo Barcelos, 33 anos. “Ganhamos a Copa Norte invicto e segundo lugar no estadual, o time já ganhou dois estaduais. O que tem dificultado para o esporte, é a falta de apoio do governo, que está decadente, muitas equipes estão desestruturadas e não estão conseguindo se manter, e acabam desistindo de campeonatos. ” Afirmou o treinador.
Paulo continuou falando sobre os futuros jogos do time: “Broncos vai disputar a primeira divisão do campeonato brasileiro do ano que vem, estamos nos preparando para os futuros jogos, pois o Broncos tem de estar preparado para combater um time que é bastante forte da Região Norte, que é o Vingadores do Pará, então veremos o resultado, mas o time tem treinado bastante para essa copa. Ele ainda acrescentou sobre o esporte, o Futebol Americano é um jogo de contato, surgiu nos Estados Unidos, e é como se fosse uma guerra por território, onde um time tem que levar a bola no campo do outro pra marcar o território e fazer a pontuação, tem vários detalhes em torno do jogo, o ataque você tem onze homens pra avançar a bola, seja lançando ou correndo em cima da defesa do adversário, quando o time marca o ponto e dá a posse de bola ou perde o passe de bola, o outro time entra com o ataque e você entra com a defesa, dentro do futebol americano tem diversas sub-equipe, grupo de ataque, grupo de defesa e grupo de chute, então não são apenas onze homens em campo, você precisa ter 40 homens bem treinados cada um dentro da sua especificidade.”

Head Coach, treinador do time Manaus Broncos, Paulo Barcelo
O time Manaus Broncos, tem vários jogadores bastante treinados e disciplinados, que se empenham em seus treinos e jogos, porém tem alguns que se destacam, como é o caso do Running Back, ou seja, corredor,Talyson Bisneto, de 29 anos, conhecido como Katolé. Começou a praticar o esporte há nove anos, em Manaus, quando ainda era apenas uma brincadeira, e não tinha o equipamento necessário para jogar, em 2012 iniciou o treino de forma profissional, aprendendo as técnicas e estudando as jogadas, em 2015 Talysson foi morar no Sul do país, onde recebeu a proposta pra jogar em Santa Catarina, onde participou do Campeonato catarinense e foi Campeão brasileiro de Futebol Americano, em 2016 retornou à Manaus, sendo contratado para jogar no Manaus Broncos, onde joga há três anos, o atleta comenta estar realizado por estar jogando no Amazonas, na sua cidade e relata: “Me sinto feliz em estar na minha cidade, tendo a possibilidade de participar de um campeonato brasileiro, que é conhecido mundialmente, se tornando importante pra minha carreira como atleta profissional, jogando pelo Broncos.” Disse o jogador.
Katolé coleciona vários títulos com o Futebol Americano, e comenta sobre eles: “eu tenho títulos do Amazonas e Santa Catarina, sou tricampeão Estadual, duas vezes vice-campeão no Manaus Broncos, além de um campeonato catarinense e um brasileiro. Fora os troféus de MBV, como o jogador mais valioso da partida, e se de Deus quiser vem mais um título para fechar o ano com chave de ouro, que é o BFA 2019, Campeonato Brasileiro também”, comentou o atleta.

Runing Back, corredor do time Manaus Broncos, Talyson Bisneto
Talysson continua: “hoje em dia o esporte de contato é um dos melhores esportes que existem no mundo, é um esporte ótimo de se jogar e prática, além de ser um estilo de vida, não tem biotipo, pode ser gordo, magro, baixo, alto, pode ser tudo, o esporte visa a saúde em primeiro lugar, concluiu”
Por Polyana Soares
留言